segunda-feira, 30 de maio de 2011

TERRIVEL DOIS ANOS - CHEGAMOS NELE!

É chegamos nele, e foi assim, rapidinho, foi só cantar o parabéns!
Uma fase muito dificil que estamos tentando, ou melhor, aprendendo a lidar.
Bia mudou muito, esta mais birrenta, sempre do contra e muitas vezes ignora nossas solicitações, por mais simples que sejam.
Mais o que fazer???
É o que estamos tentado descobrir.
Você tem dicas, ótimo! me mandaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
Abaixo tem um texto super legal, eu grifei algumas situações que estamos passando.
Hoje ela não foi na escolinha, resistiu até o fim em colocar o uniforme. Chorou, pediu e acabou ficando em casa.
Concedi pois esta muito resfriada, toda entupida.
Mais agi certo??? Agi errado????
Mãe sofre!

O chamado "terrível dois anos" marca a vida do bebê como uma fase de muitas brigas, birras e crises de choro.A criança parece querer testar os pais porque precisa de referências e delimitações.
Entretanto, a família fica insegura, sem saber as motivações do pequeno.
Para tentar melhorar o entedimento, procure analisar o momento dela, as circunstâncias, o que aconteceu na família.
Os pais não podem deixá-la desamparada e acreditando que ela manda na casa.
Em casos comuns em que o filho quer bater nos pais (principalmente no rosto), o adulto deve segurar firme a mão dele, falando que ele não o deixará fazer isso.
É preciso levar a situação a sério, porque a criança não entende o que é brincadeira.
Em outro caso, quando a criança resiste em colocar uma roupa que os pais não querem, ela pode estar expressando um sentimento de abandono, que pode ter surgido naturalmente no seu inconsciente.
Ela pode estar querendo fugir de sua figura de criança, mostrando que é capaz de tomar suas próprias decisões.
Nesta fase, é também comum ela sentir ciúmes dos pais.
Eu brigo por tudo aquilo que eu quero.
Os pais não entendem por que uma criança que não quer comer ou colocar a roupa, pois a motivação é de natureza inconsciente.
O que não faz sentido para os pais, faz para a criança.
É preciso agir sem autoritarismo, falando que ela pode chorar, pode ficar brava e com medo, mas quem manda são os pais – explica o pediatra Sérgio Armando Crestana.
De acordo com a psicóloga Gabriela R. Filipouski, as crises de birra, muito comuns entre dois e três anos, costumam acontecer porque a criança pequena ainda não sabe lidar com grande parte de seus sentimentos, principalmente no que diz respeito à frustração.
Sendo assim, age com teimosia, choro, berros e até atirando-se no chão e esperneando, como forma de aliviar o sentimento ruim que toma conta dela ao ser contrariada.
– Neste momento, os pais devem ser firmes, sem ceder ou bater nelas. As crianças precisam entender que este sentimento pode ser contido por alguém, o que significa que um dia poderão contê-lo sozinhas, aprendendo a lidar com a frustração – explica a psicóloga Gabriela R. Filipouski, mestranda em atenção à saúde da criança e do adolescente.
Atrás de uma birra pode estar também um sentimento de desamparo.
A criança pode estar reagindo a um momento em que está vivendo. Para compreendê-la é preciso analisar a fase da criança, as circunstâncias, o que está acontecendo na família.
– Os pais não podem deixar a criança entender que manda na casa devido às brigas e oposições – diz o pediatra.

4 comentários:

christiane disse...

dri minha amiga, não é facil essa fase ... a isa passou por tudo isso, mas não foi logo aos 2 anos, senti essa mudança nela com mais ou mesno 2 anos e meio ...... as poucos vai mudar, mas é bem devagar mesmo ... tem hora que até chorava (claro sem ninguem ver), pq eu ficava desesperada ..... acho que toda criança passa por essa fase, né ... agora que ela está praticamente com 4 anos mudou muito e pra melhor ... tem que ter paciência, erramos, acertamos ... somos mães e principalmente seres humanos ... e nós tb temos nossas limitações .... assim como eles estão confusos, sem paciência, nós tb .... então tinha hora que eu respirava e contava até 1 milhão ... e aí continuava tudo novamente, tentando conversar, explicar, às vezes até mesmo ignorando tudo isso .... boa sorte e precisando estou aqui .....
chris e isabella

Anônimo disse...

digo.te ke os 3 anos é mto pior, os 2 anos é chato mas é a idade da descoberta...pk birras mesmo e manias é depois dos 3 hehehehe...força aí rsss

Mari disse...

Os meus filhos não tiveram essa fase, não dessa forma terrível. Claaro que rolam briguinhas, umas birras de vez em quando, um chororô. Mas isso são eventos isolados, não algo que acontece a cada dois dias, por exemplo.

O meu pitaco é algo que eu gostaria de ter ouvido quando eram bebezinhos:

-Limites sempre! Eu comecei a perceber aquele momento em que passam a ultrapassar os limites e cortava logo. Se uma carinha irritada estiver prestes a se transformar em birra eu sempre falo em voz firme e muito séria e acabo com isso na hora.

-Uso a cadeirinha da disciplina. Dizem que a criança não entende, mas ela entende muito bem, não as subestimo.

-Não cedo a chantagens para voltar atrás. Até volto atrás se algo for negociado, mesmo que na linguagem de acordo com a idade dá pra se negociar sem choro nem gritaria.

Muitas vezes percebia lá no funo um pouquinho de pena quano choravam desesperadamente por alguma coisa. Mas se estavam limpos, alimentados, MUITO amados, tinham atenção e respeito, tinham conforto material...pq eu sentia aquilo? É algo que precisei trabalhar para mudar, não posso evitar que os meus filhotes se sintam frustrados às vezes, até pq ao longo da vida isso vai acontecer e muito.

Agora temos que observar se é apenas manha e birra ou a criança está com algum desconforto físico ou emocional.

Marque o seu território, não deixe que a sua filhinha tome o comando das coisas. Não ceda a gritarias. Fale das consequencias de más atitudes, como interromper o passeio em caso de birra, não ir ao parquinho se se jogou no chão, etc. Ela entenderá...

Bel disse...

Ei !!! Tenho acompanhado seu blog e hoje decidi criar o meu. É sobre as minhas tentativas para realizar o sonho de ser mãe. Coloquei ele privado. Se quiser me acompanhar, me mande seu e-mail (belornelas@gmail.com) que te mando o convite. Bjos, Bel.