quarta-feira, 13 de outubro de 2010

COISAS QUE APRENDI COM A MATERNIDADE!

Ontem em meus pensamentos, comecei a relembrar tudo que já passei na maternidade.
Coisas de mãe de primeira viagem.
Então decidi colocar tudo aqui. Tudo que acho importante e que pra mim foram muito útil.

DAS COISAS QUE USEI
- Trocador Independente. Ótimo, bom para as costas da mamãe e para segurança do bebê. Mandei fazer um para Bia, com laterais, e com altura medida na minha postura. Uso até hoje!
"Trocar o bebê na comoda ou no trocador da banheira é muito perigoso e muitas mamães já passaram pelo susto de um tombo de seus pequenos."
- Babá Eletrônica. Muito útil. Me permitiu colcoar a Bia no seu quarto e me sentir segura. Hoje existem babás eletrônicas de ótima qualidade, com sensores de movimentos.
"O bebê precisa ter o seu lugar na casa e o casal precisa dormir!"
- Termômetro InfraVermelho de Ouvido. Foi um achado. Permite ver a temperatura em apenas 3 segundos.
O bebê não fica incomodado e a mãe não fica na agonia dos 3 minutos dos outros termômetros.
Usei o termômetro digital algumas vezes na Bia e desconfiei. Então resolvi colocar o comum de mercúrio, na lata! Ela estava com febre e o termômetro digital não acusou.
- Termômetro de Banho. Usei muito! Realmente funciona e é baratinho. Ele me ajudou a tirar aquela dúvida cruel: "-será que a água tá quente?" kkkk Ele tem marcações da temperatura Fria, Morna e Quente!
- Livro A Encantadora de Bebês (Livro Azul). Comprei e não me arrependi. Aprendi muito com o livro e as técnicas relamente funcionam. Ele tem um capitulo sobre as reações do bebê, incrivel, ela realmente sabe o que esta dizendo.
- Panela Esterelizadora de Bicos e Mamadeiras. Eu não usei, me arrependi. Tudo do bebê é esterelizado até os 6 meses de vida. Esta panela economiza tempo e é muito prática.

DOS CUIDADOS COM O BEBÊ
- Pomada Dermodex Tratamento. Tenha sempre a mão. O bebê as vezes fica vermelhinho ou assado. Essa pomada é espetacular!
- Berço Elevado. Quando o bebê nasce, o maoir medo da mamãe é que ele sufoque. Então eleve a cabeceira do berço em 10 Cm e durma tranquila.
Eu usei com a Bia e foi ótimo. Existem também os colchões que já tem a cabeceira elevada, são os anti refluxo, se o bercinho não tem como elevar, vale a pena tentar.
- Soluços. Todo bebê soluça! Isso vai até os 3 meses direto. Se não for após as mamadas, o que é muito comum, aposte nas meias. Pés quentinho e fralda seca ajudam a resolver.
- Arrotar. Alguns bebês tem a facilidade em arrotar. Beatriz sempre foi uma "arrotona", e claro isso sempre me deixava feliz. Se seu bebê não arrota, fique tranquila, coloque-o na posição de arroto e fique 20 minutinhos com ele nesta posição. Isso substitui o arroto e a mamãe pode coloca-lo no berço.
- O Passinho do Coração. Juro que quando me ensinaram eu ri e não acreditei, Mais funciona!!!
Segundo o Pedi, o passinho do coração acalma o bebê porque tem o movimento que ele sentia dentro do útero. Eu usei! ( Pé esquerdo no chão e pé direito pra frente e pra tras ).
- Cólica. 97% dos bebês sofrem de cólica nos 3 primeiros meses de vida. E o choro é de arrasar qualquer coração. Não tem remédio! A Bia nunca teve cólica. A única coisa que fiz foi dar Mylicon 3 vezes ao dia.
Desde bebê Bia não teve prisão de ventre e a isso eu atribuo a sumiço das cólicas.
- Vacinas. Encare as vacinas como algo de muuuito bom. Admito não é facil ver seu bebê levar uma picada e se desmanchar em lágrimas. Mais é muito melhor uma picadinha de 3 segundos do que ve-lo tomar injeções de 12 em 12 horas! Eu tentei não pensar nas reações. Claro fiquei muito atenta a todas, mais a Bia nunca teve reação nenhuma.
- Quadro de Anotações. Adotei e uso até hoje. Coloquei um quadro branco no quarto da Bia. Lá eu anotava tudo, tudo mesmo. Hora das mamadas, fralda, remédios e tudo mais. Isso me ajudou a conhecer melhor minha bebê. Depois passei para a babá e assim quando chego em casa sei como foi o dia da Bia em detalhes.
Pediatra. Ele tem que ser seu melhor amigo. Se você não confiar no diagnóstico, procure por outro até achar a resposta e se sentir segura. E nunca esqueça, você é quem sabe o que é melhor para seu bebê.
Mamadeira. Eu dei e recomendo a complementação das mamadas. Se o leite for o sufuciente, tudo bem, senão, não se culpe e de a mamadeira!
Frio. Aprendi no Livro, pés e maõzinhas geladas é sinal que o bebê está com frio.
Pomada Andantol. Para picadas e pequenas alergias. Excelente, uso até hoje.
Pomada Novaderm. Até o primeiro ano do bebê é necessário muito cuidado com medicamentos, esta pomada serve para pequenos machucadinhos que possam acontecer. Renova a pele de forma rápida e não traz risco ao bebê.
Dia do Parto. Tenha sempre alguém de confiança com você. Alguém que possa ficar e cuidar do bem estar do bebê no berçario. Quando digo cuidar, quero dizer observar. Choro, roupinhas, troca de fralda, mamadas, enfermeiras. Um olho vivo é sempre bom!

DOS CUIDADOS COMIGO MESMA
Conchas de Silicone. Usei as famosas conchas para ajudar na formação dos bicos dos seios. Funcionou!
- Mamare. É um protetor de seio que deve ser usado após as mamadas. Trata-se de uma lamina medicamentosa, que não traz riscos ao bebê e para mamãe, ufaaaa um alivio. Usei e aprovo!
98% das mamães sofrem com as rachaduras no seio e comigo não foi diferente, mais este protetor me ajudou muito. Vale mesmo a pena.
- MedGel. Fita para amenisar a cicatriz da cesária. Adorei! É uma fita especial contra cicatriz e quelóides. Muito prática e eficiente.
- Poltrona de Amamentação. Ter seu lugar para dar de mamar au seu bebê é ótimo. Levei a pontrona para o meu quarto, e sempre nas mamadas Bia e eu iamos pra lá. Levei para o meu quarto porque achei mais fraterno. Papai sempre estava lá. Tentei usar também a almofada de amamentação, mais não me adaptei.
- Falta de Leite. Quando a mulher faz uma cesária o leite demora mais para descer. Existem no mercado medicamentos indicados pelo médico que ajudam a aumentar a quantidade de leite. Nunca, Nunca Tome Plasil para o aumento de leite. Este medicamente pode gerar uma crise de depressão na recente mamãe. Algums médicos e pediatras receitam, Não Tome! Água, sucos, sopa de fubá, aumentam consideravelmente a quantidade de leite.
Pós Parto. Eu fiquei 2 dias no hospital e não me arrependo. A cesariana é uma cirurgia de grande porte, e voltar pra casa já no outro dia pode ser dificil. No hospital você é obrigada a um descanso a mais, em casa, quando o bebê chega, tudo muda e a mamãe esquece de si mesma.
Não usei as cintas modeladoroas antes de retirar os pontos. Me sentia muito mal com elas.
Ouvidos Atentos. Você vai ouvir mil e uma utilidades, de todas as pessoas e de todas as formas, por isso, pondere. Retire dos comentários o que lhe apetece. Não tenha vergonha de perguntar. Troque informações com mamães, amigas, irmãs, cunhadas, vovós e penere tudo.

Nenhum comentário: